quarta-feira, 30 de maio de 2007

CONCHEÇA APICUM-AÇU


O MUNICIPIO.
O município de Apicum-Açu localizado no litoral norte do estado do Maranhão, com 13.000 mil Habitantes, O município de Apicum-Acú, limita-se ao norte com o oceano Atlântico, ao oeste com Turiaçu, ao sul com Bacuri e ao leste com Serrano do Maranhão.Com uma extensão de 249,6 km2, o município desmembrou-se de Bacuri através da Lei 6.179 de 10/11/1994.Fonte de Renda.A principal atividade econômica é a pesca artesanal marinha, desenvolvidas nas praias, especialmente nas ilhas de Cajual dos Pereiras, do Machado, Croinha e Tucunzal, que pertencem ao município, além de outras ilhas que fazem parte de Cururupu, a exemplo de Lençóis, Bate-Vento, Mirinzal e Retiro, além de outras.A pesca, segundo informações do presidente da Colônia de Pescadores, emprega diretamente 3.236 pescadores, dos quais só 236 são colonizados. Esse total utiliza 40 barcos de pesca a motor e 15 a vela, cuja produção, congelada graças as 4 fábricas de gelo existentes na cidade, é exportada para São Luis, Belém, Natal, Fortaleza e Bahia.INDUSTRIA.No setor industrial destacam-se 4 fábricas de gelo, uma padaria a lenha, 5 serrarias na cidade, além de algumas no espaço rural, três salinas artesanais no povoado Nazaré dos Amados, Cajual dos Pereiras (praias) e Turirana.
ESPAÇO RURAL
O espaço rural esta representados por 16 sítios com um total de 409 residências e 1.579 habitantes e 11 povoados (pequenas vilas) com 1.438 residências e 5.555 habitantes. Os detalhes dos dois espaços rurais foram odetdo junto à (FUNASA)
SAÚDE
O município tem um hospital em fase de conclusão que funciona como Centro de Saúde, com 5 enfermeiras e um total de 20 leitos, cuja internação e só para casos mais simples ou para observação.Os problemas mais sérios continuam sendo levados para Cururupu através de uma ambulância, ou então para São Luís, cujo transporte quando o problema é muito grave é feito de avião financiado pelo município.No momento, o atendimento é feito no posto médico, com consultas ambulatoriais.
EDUCAÇÃO
Ao todo são nove escolas no município, das quais quatro na área urbana (uma em prédio alugado e cinco na zona rural, onde estão construindo mais quatro prédios).Na sede, o Estado mantém uma escola de nível médio, com formação para o magistério, funcionando nos turno matutino e vespertino.O município na sede tem três escolas, com um total de 34 salas de aulas, voltadas para o pré-escolar e o ensino fundamental.No espaço rural, as escolas em funcionamento possuem ao todo 16 salas, funcionando nos turnos matutino e vespertino e voltadas para a pré-escola e o ensino fundamental menor (até a 4ª série) O corpo docente esta distribuído em 85 professores sendo 40 na área urbana, dos quais 1 com curso superior (Licenciatura) 6 cursando faculdade (PROCAD - polo de Cururupu). Os demais têm só o magistério.Dos 45 professores da área rural, 25 possuem o curso de Magistério e os demais são leigos.Os jovens que continuam a estudar, saem alguns para Cururupu, outros para São Luis e Belém.
RELIGIÃO
A religião predominante é a católica romana, existindo no entanto templos evangélicos.Há duas igrejas católicas: a do Santíssimo Salvador considerada a igreja matriz, cujo a festa do padroeiro é em outubro de cada ano. A outra igreja é a de N. S. de Fátima, festejada em maio.
FESTAS POPULARES
Destacam-se como festas populares o bumba-meu-boi em junho (só de crianças, nos colégios) o tambor-de-crioula, o carnaval e os terreiros de umbanda, ao todo três na sede, destacando-se o de mãe Deusa, além das evetos como ANIVERSARIO DA FM DO POVO, o carnavalde vários outros espalhados pelo meio rural.A cidade possui oito times de futebol na sede, com ponto alto de competição realizado através de um campeonato anual entre outubro e novembro.
SANEAMENTO BÁSICO
A cidade não possui esgoto nem coleta de lixo, que é incinerado pelos moradores no fundo do quintal.A água é retirada na sede de um poço artesiano, distribuída pelo município gratuitamente a 90% da população urbana.Nos povoados Turirana e Itereré também há água encanada, retirada de poços artesianos. Naquele, o abastecimento gratuito também é feito pela prefeitura, enquanto em Itereré é resultado da iniciativa e uma associação de moradores em parceria com a prefeitura municipal.A energia elétrica distribuída pela CEMAR mantém 715 instalações residenciais na Sede das quais 18,18% estavam inadimplentes na época da pesquisa.
COMÉRCIO
O município é grande produtor de peixe da água salgada e camarão, exportados por via marítima para Cururupu, São Luis, Belém e Fortaleza. O peixe sai congelado, enquanto o camarão, além de congelado é comercializado em grande quantidade, seco.Importam de Belém e São Luis, tudo o que consomem, de gêneros alimentícios até eletrodomésticos e outros materiais, embora alguma coisa já seja adquirida no comércio de Cururupu.
TRANSPORTE
O transporte, entre a sede, as cidades circunvizinhas e o espaço rural agrícola é feito por via terrestre, através de ônibus da Empresa Continental com linha diária para Cururupu , com paradas obrigatórias nas cidades de Serrano do Maranhão e Bacuri, além de vários povoados rurais a margem da rodovia piçarrada e mal conservada.De Cururupu, passam para outro ônibus se o destino for Belém, São Luis ou qualquer uma outra localidade servida pela MA - 006.Para o meio rural pesqueiro o transporte é marítimo , em barcos ou lanches a motor ou de catamarã, a qualquer momento intenso, com características especiais pela inusitada diversificidade observados.
POTENCIALIDADES TURÍSTICAS
Urbanisticamente, o que chama a atenção em Apicum-Açu é o surrealismo do porto.A cidade, entretanto, é bastante agradável; sente-se o interesse de tomá-la bem urbanizada, haja vista o processo constante de urbanização. As ruas pavimentadas são largas, e as que estão em processo de pavimentação seguem o mesmo padrão.Entretanto, a cidade de Apicum-Açu é a maneira mais fácil de se atingir do arquipélago Maiau de belezas inigualáveis, com suas dunas, vilas de pescadores que, embora detenham já um certo nível de desenvolvimento (energia elétrica, telefônica, ensino fundamental completo), não perderam ainda o seu poético encanto, nos inúmeros coqueirais, no marulho de mar que se escuta sempre, no farfalhar estonteante dos coqueirais, nos pássaros, nos barcos de pesca, no despescar dos currais e das zangarias, e especialmente na hospitalidade simples e desprotegida de conforto urbano dos antilhanos.Dessas ilhas, que embora pertençam a Cururupu, o acesso para quem não quer enfrentar muito mar é Apicum-Açu, destaca-se Lençóis com suas dunas, entretanto não se pode desprezar Bate-Vento, Mirinzal, além de muitas outras.Nessas ilhas, a condição de hospedagem é mínima, mas a beleza e a disponibilidade dos seus habitantes compensam a falta de conforto urbano.

4 comentários:

Anônimo disse...

OLA,SOU O JEAN.MAIS CONHECIDO COMO TETECO.SOU GOLEIRO DE APICUM-AÇU.ADORO ESSA CIDADE.ESTOU EM SANTA CATARINA.FELICIDADE PARA TODOS VOÇES.VALEUUUUUUUUUUUUUUU;

Unknown disse...

muito bom, mas está um pouco desatualizada
tudo bem, mas é sempre bom saber
essa cidade.
vlw

Anônimo disse...

Olá sou o Léo,moro em São Paulo e adoro essa cidade que é maravilhosa,não vejo a hora de voltar a esse lindo lugar.Tenho grandes lembranças...Muito obrigado pela oportunidade...

Anônimo disse...

falar da incompetencia do atual prefeito e muito facil, basta ver o que ele fez, ou melhor nada, tem uma equipe do tamanho da sua incompetencia,com destaque para o secretario de adimnistracao,otario e pensa que sabe alguma coisa.